top of page
  • Writer's pictureAlexandre Mezzomo

Você é Dentista ou Médico? Sabe que pode aposentar-se pelo INSS e continuar exercendo a profissão?

Há alguns meses estava com uma dor de dentes que não me deixava mais trabalhar ou dormir e tive de fazer uma consulta urgente com meu dentista de sempre. Até pensei que o Dr. Leão já tinha se aposentado, mas para minha grata surpresa estava ele lá trabalhando no mesmo consultório de 30 anos atrás. Me recebeu com um sorriso largo de 32 dentes impecáveis que só mesmo um dentista pode ter. O tempo passa pra todo mundo e pra ele não foi diferente. Estava com 68 anos e não tinha conseguido se aposentar ainda. Me disse em tom solene: - Não tenho como me aposentar Alexandre, não posso parar de trabalhar!


Depois de uma longa conversa e um estudo mais apurado do caso dele, já temos o caminho para aposentar o Dr. Leão pelo INSS e o sorriso dele agora é maior ainda!

Foi por isto que resolvi escrever este artigo, pois imagino que centenas de Dentistas, Médicos, Enfermeiros e outros profissionais da área da saúde passam pelo mesmo problema, tendo enorme dificuldade para conquistar uma aposentadoria justa pelo INSS, e continuarem exercendo sua profissão, mesmo que de forma mais branda. Assim, preste bem atenção nas informações que seguem pois elas serão fundamentais e definitivas para que você consiga conquistar a melhor aposentadoria junto ao INSS, no menor prazo e maior benefício.

A primeira e mais importante questão a ser abordada para a conquista da sua melhor aposentadoria é escolher a forma de recolhimento do INSS que tenha o melhor custo/benefício para o seu caso.

Aqui vão as opções disponíveis:

1. Recolhimento como Contribuinte Individual (Autônomo): Recolhimento de 20% sobre os recibos dados para os seus clientes Pessoas Físicas. Veja bem, esses clientes lançam os recibos no Imposto de Renda e você deve contribuir o INSS sobre estes valores, limitado ao teto do INSS. Fazendo isto, você terá direito a aposentadoria programada (por idade).

2. Recolhimento de Pró-labore através de PJ: Profissional (empresário) recolhe 11% sobre o Pró-labore recebido. Além deste recolhimento a empresa irá recolher 20% sobre este mesmo valor a título de INSS Patronal. Será fundamental a escolha certa do valor de Pró-labore, que além de determinar o valor do seu benefício na aposentadoria para toda vida, também irá impactar na sua alíquota de Imposto de Renda pessoal.

A segunda questão fundamental para potencializar sua aposentadoria junto ao INSS é a comprovação documentada que você, profissional da saúde, trabalhou em locais com exposição de agentes químicos, físicos e biológicos como hospitais, clínicas, blocos cirúrgicos, postos de saúde, UPAs, etc. Essa comprovação se dá de forma correta através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que irá auxiliar de forma definitiva a conquista da sua melhor aposentadoria junto ao INSS. E saliento que esta documentação é uma obrigação legal do seu empregador ou cooperativa profissional fornecer. E muito poucos profissionais sabem disso. Dr. Leão por exemplo, que havia trabalhado durante anos como funcionário de um grande centro clínico, não sabia da importância do PPP.

Não se assuste! O assunto é complexo mesmo. Mas o bom disso é que, assim como os profissionais da saúde são especialistas em suas áreas de atuação, também existe contador especializado em cálculos previdenciários e no planejamento de aposentadorias junto ao INSS.

Lembre-se que a saúde da sua aposentadoria é fundamental para o seu futuro e de sua família. O recolhimento que você faz ou que foi descontado (mesmo sem saber) para o INSS é um investimento que é um direito seu e dos seus dependentes. Esse investimento deve ser cuidado e não pode ser desperdiçado ou mal feito pois poderá gerar um benefício incompatível com sua vida de trabalho.

Não faça como o Dr. Leão, contando com a sorte e confiando no valor que um dia poderá ou não receber. Planeje-se para poder se aposentar da forma correta e no menor tempo e ainda continuar exercendo sua profissão após aposentar-se.

É fundamental que você seja orientado de forma correta por profissional com mais de dez anos de atuação em contabilidade previdenciária e centenas de clientes aposentados e satisfeitos.

Estamos aqui para auxiliar você! Somos especialistas em aposentadorias de profissionais da saúde junto ao INSS. Conte conosco para conquistar a sua melhor aposentadoria.

Não perca mais tempo! Preencha agora o formulário abaixo e fale conosco. Aguardamos seu contato!

Alexandre Mezzomo – Mezzomo Previdência

59 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page